O termo comodato aparece em contratos dos mais variados tipos, mas você sabe o que exatamente é o contrato de comodato, e como ele pode ser utilizado na sua revenda de gás?
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre essa modalidade regulamentada pelo Código Civil Brasileiro, que é muito comum nos mais variados segmentos.
Quando falamos em comodato, entendemos como um tipo de empréstimo sem custo, de bens que não podem ser substituídos. Com uma definição mais técnica, o comodato é reconhecido pelo Código Civil Brasileiro como sendo o empréstimo de bens não fungíveis, ou seja, bens que não podem ser substituídos por outros igual em valor ou quantidade.
Por exemplo, quando você dispõe de um imóvel para alguém usufruir de forma gratuita, você está fornecendo-o em comodato. Para que o acordo entre ambas as partes seja válido, é necessário que seja estabelecido uma data de devolução do bem – mesmo que a data seja indeterminada. No caso de um comodato, a única obrigação de quem recebeu o bem é devolvê-lo, dentro do prazo acordado, nas mesmas condições em que o recebeu.
No ramo do gás isso é muito comum, e o comodato se torna uma ferramenta poderosa na hora de fidelização dos clientes. Onde a empresa de gás GLP (Gás liquefeito de Petróleo) efetua a venda e comodata o casco por um período determinado ou indeterminado.
Por meio do contrato o cliente fica restrito enquanto estiver em posse deste benefício, a comprar gás somente distribuidora que o fez o empréstimo, com pena de multa por quebra de contrato. Ambos saem ganhando no final. O cliente, onde realiza o reabastecimento de gás com desconto e a revenda de gás, na fidelização.
Estamos disponibilizando dois modelos de contrato para que você possa documentar e formalizar seus comodatos, trazendo maior segurança à sua empresa. Um modelo para ser usado em comodatos para revendas e outro para consumidor final.
Clique nos botões abaixo e baixe nossos modelos de contrato de comodato.