Em um mercado que está em constante transformação, revendas de gás precisam estar atentas à otimização de seus custos operacionais para garantir a lucratividade e se destacar da concorrência local. Mas reduzir custos não significa necessariamente cortar gastos, mas existem ações que podem ser tomadas para diminuir gastos e aumentar a eficiência do negócio. Investir em soluções que otimizem os processos e gerem economia a longo prazo sem comprometer a qualidade do serviço prestado, a revenda de gás estará no caminho certo para aumentar sua lucratividade e se destacar no mercado.
O primeiro passo para diminuir os custos de manter sua revenda aberta é ter um mapeamento claro e completo de todos os processos envolvidos na rotina da sua empresa, desde a compra de mercadorias até a entrega. Esta análise detalhada permite identificar os principais pontos de saída de caixa e eventuais gargalos que podem ser otimizados ou substituídos. Ferramentas de gestão e softwares são os primeiros itens a ser utilizados para otimizar e automatizar rotinas, tendo assim um controle mais preciso sobre os processos.
Renegociação com fornecedores é o primeiro passo, mas quando isso não é possível a busca por melhores preços com condições de pagamento é indispensável para reduzir o custo do produto e de outros insumos necessários para o funcionamento da empresa. A compra estratégica e planejando de acordo com a demanda, negociando em volumes adequados ao seu negócio podem gerar economias significativas no fechamento do caixa.
Um call center digital com sistema de telefonia digital (VoIP) usa a internet para transmitir chamadas, o que elimina a necessidade de linhas telefônicas fixas, resultando em economia na instalação e manutenção de equipamentos. Além disso os telefones VoIP são geralmente mais baratos do que os telefones tradicionais, e podem ser usados em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones, tablets e computadores. Com o VoIP, você pode fazer e receber chamadas de qualquer lugar com acesso à internet. Com este sistema é possível enxugar a operação de atendimento com menos mão de obra, não perdendo a qualidade no atendimento.
A logística de entregas é outro ponto de fundamental importância no processo de redução de custos. A roteirização inteligente das entregas, utilizando ferramentas digitais, permite reduzir o tempo da mercadoria até o cliente e custos de combustíveis necessários para executar a demanda. A utilização de veículos adequados com soluções inteligentes de autonomia e a terceirização da entregas também podem ser opções para reduzir custos.
Investir em softwares de gestão e ferramentas digitais para automatizar tarefas como pedidos, controle de estoque, roteirização de entregas e gestão financeira pode trazer grandes benefícios para a revenda de gás. A automação otimiza o tempo de trabalho, reduz erros e aumenta a produtividade, impactando diretamente na lucratividade total do negócio.
Colaboradores treinados para otimizar o tempo de tarefas de rotina reduzem erros e aumentam a produtividade. Conscientizar sobre consumo apenas da energia necessária, incentivando práticas como desligar luzes e equipamentos quando não estiverem em uso, pode gerar economia a longo do tempo.
Mesmo sendo uma ação preventiva, ter cópias atualizadas (de forma automática) economizará tempo diretamente na sua rotina, com arquivos fundamentais para o funcionamento da sua empresa. Protegidas por criptografia, garantem que não haja imprevistos que atrapalhem sua rotina, e também servem de balizas, definindo um ponto recente onde foi encerrada a rotina no dia anterior. Caso haja alguma ameaça digital ou eventualidades no seu local de trabalho, as informações de clientes e negócios darão a segurança de não perder o ritmo caso algo fora do comum aconteça.
-Fluxo de caixa: Identifique os principais pontos de saída de caixa e categorize-os por tipo de custo (fixo, variável, etc.).
-Processos da revenda: Desde a compra de gás até a entrega ao cliente, mapeie cada etapa para identificar gargalos e áreas de otimização.
-Ferramentas de gestão: Utilize softwares de gestão especialista para automatizar tarefas e ter maior controle sobre os processos.
– Renegociação com fornecedores: Busque melhores preços e condições de pagamento com seus fornecedores
– Compra estratégica: Planeje suas compras de acordo com a demanda e negocie preços em grandes volumes
– Gestão de estoque: Mantenha um estoque otimizado para evitar perdas e extravio de mercadorias
– Roteirização inteligente: Planeje rotas de entrega eficientes para reduzir tempo e custos
– Utilização de veículos adequados: Escolha veículos mais adequados a sua demanda, com capacidade de carga e baixo consumo
– Terceirização da entregas: Avalie a possibilidade de terceirizar a entregas, reduzindo custos com frota e mão de obra.
– Call center digital: Redução de custos
– Mobilidade: Faça e receba ligações de qualquer lugar com acesso a internet.
– Produtividade: Tenha um histórico completo de atendimentos e registros de chamadas.
– Escalabilidade: Adicione ou remova usuários facilmente, conforme necessário
– Roteirização inteligente: Planeje rotas de entrega eficientes para reduzir tempo e custos
– Utilização de veículos adequados: Escolha veículos mais adequados a sua demanda, com capacidade de carga e baixo consumo
– Terceirização da entregas: Avalie a possibilidade de terceirizar a entregas, reduzindo custos com frota e mão de obra.
– Invista em software de gestão especialista: softwares para automatizar tarefas como pedidos, controle de estoque, entregas e gestão financeira
– Ferramentas digitais: Sistema de telefonia digital VoIP reduz os custos operando conversas de forma digital com clientes
– Backup de sistema e documentos: Proteja seus dados mais importantes com cópias automáticas
– Criptografia: apenas você e seus colaboradores poderão acessar os dados
– Dados de clientes: Tenha informações de seus clientes para agilizar o atendimento
– Capacitação da equipe: Treine seus colaboradores para otimizar o tempo e aumentar a produtividade
– Consumo consciente: Incentive boas práticas na sua revenda, como desligar luzes e equipamentos quando ociosos.
– Monitoramento constante: Por fim, não esqueça de acompanhar a estratégia definida, assim poderá acompanhar o que está dando certo e o que precisará de ajustes.
-Fluxo de caixa: Identifique os principais pontos de saída de caixa e categorize-os por tipo de custo (fixo, variável, etc.).
-Processos da revenda: Desde a compra de gás até a entrega ao cliente, mapeie cada etapa para identificar gargalos e áreas de otimização.
-Ferramentas de gestão: Utilize softwares de gestão especialista para automatizar tarefas e ter maior controle sobre os processos.
– Renegociação com fornecedores: Busque melhores preços e condições de pagamento com seus fornecedores
– Compra estratégica: Planeje suas compras de acordo com a demanda e negocie preços em grandes volumes
– Gestão de estoque: Mantenha um estoque otimizado para evitar perdas e extravio de mercadorias
– Roteirização inteligente: Planeje rotas de entrega eficientes para reduzir tempo e custos
– Utilização de veículos adequados: Escolha veículos mais adequados a sua demanda, com capacidade de carga e baixo consumo
– Terceirização da entregas: Avalie a possibilidade de terceirizar a entregas, reduzindo custos com frota e mão de obra.
– Call center digital: Redução de custos
– Mobilidade: Faça e receba ligações de qualquer lugar com acesso a internet.
– Produtividade: Tenha um histórico completo de atendimentos e registros de chamadas.
– Escalabilidade: Adicione ou remova usuários facilmente, conforme necessário
– Invista em software de gestão especialista: softwares para automatizar tarefas como pedidos, controle de estoque, entregas e gestão financeira
– Ferramentas digitais: Sistema de telefonia digital VoIP reduz os custos operando conversas de forma digital com clientes
• Cópias de segurança
– Backup de sistema e documentos: Proteja seus dados mais importantes com cópias automáticas
– Criptografia: apenas você e seus colaboradores poderão acessar os dados
– Dados de clientes: Tenha informações de seus clientes para agilizar o atendimento
– Capacitação da equipe: Treine seus colaboradores para otimizar o tempo e aumentar a produtividade
– Consumo consciente: Incentive boas práticas na sua revenda, como desligar luzes e equipamentos quando ociosos.
– Monitoramento constante: Por fim, não esqueça de acompanhar a estratégia definida, assim poderá acompanhar o que está dando certo e o que precisará de ajustes.