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Como fidelizar clientes em revendas de gás

como fidelizar clientes em sua revenda de gás
Fidelizar clientes vai muito além de um bom atendimento inicial

Fidelizar clientes em uma revenda de gás é uma tarefa que exigirá dedicação e atenção em todos os setores da sua empresa. Mesmo não sendo uma tarefa fácil com fórmula garantida, podemos considerar uma somatória de medidas assertivas que facilitarão que você consiga aumentar seus clientes fiéis, que irão considerar você como a primeira opção na hora de pedir um gás.

A seguir descrevemos algumas orientações que facilitarão o caminho até a fidelidade do seu cliente:


1- Quem é visto é lembrado

A primeira ação que pode ser considerada importante é manter sua marca visível, e se possível destacada. E isso não envolve  apenas estar na internet e nas redes sociais, mas ter uma marca própria (mesmo que vinculada a marca e as cores de uma distribuidora) pode ser um atalho importante até o seu cliente. 

Manter a marca visível em placas ou pinturas ajudará a fixar sua empresa. Lembre-se também que seus caminhões e motos de entrega acabam sendo pequenos outdoors móveis, que carregam sua marca onde estiverem. 


2 –  O Google é seu amigo

O Google é (atualmente) o maior buscador da internet, mas ele não fará todo o trabalho sozinho. É recomendado montar um site para sua revenda e perfis em redes sociais com sua marca, para que você conquiste seu espaço digital. Além disso, você pode adicionar todas as informações de turnos e expedientes, que facilitarão a vida do seu cliente. 

E ainda é possível estar entre os primeiros nas buscas locais ou próximas da sua revenda, e assim ser considerado a primeira opção quando o assunto é uma venda imediata.


3 – Divulgue, divulgue, divulgue

Não pare no Google. O Facebook e o Instagram (empresas do grupo META, proprietária do Whatsapp também) são canais de alta visibilidade, e seguindo o mesmo formato do Google, seu perfil pode estar entre os primeiros resultados quando a busca acontecer por clientes locais. 

Além disso as plataformas permitem uma proximidade com seu cliente se for necessário enviar alguma mensagem, ou até mesmo receber algum pedido por lá. O mais indicado é seguir o fluxo de atendimento convencional definido pela sua empresa, mas você não vai perder uma venda pelo Facebook ou Instagram.


4 – Entrega rápida faz a diferença

Muitas vezes, em buscas rápidas por proximidade, o interesse é sempre o mesmo: a pressa em receber a mercadoria, ainda mais quando consideramos o gás como item fundamental para fazer refeições. Uma grande parte de seus clientes não possuem um segundo botijão extra para emergências, então agilizar a entrega vai ajudar a retomar o ritmo que foi perdido quando o gás acabou, deixando uma refeição pela metade. 

Na próxima vez que isso acontecer, você será o primeiro a ser lembrado, pelo simples motivo de ter resolvido rapidamente o problema de seu cliente. 


5 – Todo mundo adora brindes

Este é um diferencial que pode fazer uma grande diferença na hora da escolha, mesmo que exista concorrência local. Manter um brinde a cada entrega é uma estratégia recorrente, que funciona, seja pelos brindes tradicionais de cozinha (como panos de prato ou potes de plástico para alimentos) ou algo inusitado e criativo que desperte a surpresa no seu cliente. 

E não esqueça que o seu brinde ainda pode ser um imã de geladeira ou um calendário, garantindo que sua marca fique um bom tempo nas vistas do seu cliente. Se caso optar por calendários, é preciso lembrar que a recorrência do brinde será anual, e exigirá um planejamento de alguns meses antes para garantir que o imã esteja pronto quando o fim do ano chegar.

6 – Gestão eficiente reduz erros

Manter todo o processo controlado desde o atendimento até a entrega, vai ajudar a otimizar a venda com seu cliente. Funções administrativas otimizadas reduzirão o tempo de atendimento, e irá garantir que rotinas envolvendo valores, descontos e porcentagens estejam em conformidade, evitando incômodos futuros. Também será possível manter o controle do seu estoque atualizado, evitando ser pego de surpresa.


7 – Um pós-venda bem feito é meio caminho andado

Seu cliente comprou, pagou e recebeu. Mas seu trabalho não está completamente terminado. Manter a atenção com seu cliente mesmo depois da compra, aumenta as chances de ser lembrado na próxima vez, reduzindo as dúvidas na hora do pedido. 

Ainda é possível fazer a previsão de compras com a ajuda de um sistema de gestão inteligente, que fará uma previsão de consumo baseado em pedidos anteriores, sugerindo a data da nova compra para clientes recorrentes.


8 – Promoções e descontos

Além de feriados e datas comemorativas, há também as temporadas que podem trazer uma grande diferença na rotina de vendas. Se próximo do litoral ou de lugares de lazer, períodos festivos podem reunir amigos e famílias, proporcionando um uso maior de gás para refeições. 

Ainda podemos considerar a questões regionais como no sul do Brasil, onde em períodos de inverno o consumo de gás aumenta pela quantidade de refeições quentes demandas e o maior consumo devido as baixas temperaturas, aumentando assim o tempo de preparo de alimentos. Estar atento as movimentações sazonais ajudarão você a montar campanhas e descontos para divulgar entre sua
clientela.


9 – Programa de fidelidade

O que de início pode parecer um gasto, se torna uma fonte extra de pedidos. Quando você alimenta a futura intenção do cliente, você já inicia uma pré-venda, e é só questão de tempo até o seu cliente completar os pontos para pedir outro produto seu. Com isso, você engatilha sua próxima venda, a cada venda feita. Um bom negócio a médio e longo prazo. 


10 – Ouça seu cliente

Por fim, não deixe seu cliente com dúvidas ou insatisfações. Lembre-se que muitas vezes alguma reclamação ou bronca de seu cliente pode ser a melhor maneira para você consertar processos internos que podem prejudicar sua reputação. E em algumas vezes, o cliente apenas vai agradecer e parabenizar pelo bom atendimento ou pela rápida entrega.

Com isso, e com a autorização dele, você pode transformar esse elogio em uma prova social, e compartilhar com seus seguidores. Alguns novos clientes precisam apenas deste detalhe para considerarem você como o seu próximo fornecedor. 

Cuidando de todos estes detalhes simultaneamente você terá grandes chances de construir uma lista de clientes fiéis. Lembre-se também que uma gestão eficiente da sua rotina otimizará vários processos com ferramentas inteligentes, liberando tempo de sua equipe para se dedicar a ações que destaquem sua empresa. O ControlGÁS da MAGNASYS é a opção de gestão mais indicada, que fará tudo isso pra você, sem precisar de uma equipe inteira dedicada a solucionar questões de rotina. Boas vendas. 🙂

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